repercussão

Vereadores de Santa Maria opinam sobre vazamentos da Lava-Jato

Foto: Arquivo Diário

Depois que conversas entre o então juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, e o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, foram publicadas na noite de domingo pelo site The Intercept Brasil, o assunto é muito recorrente, principalmente no cenário político. O teor dos diálogos é avaliado por especialistas de todo o país e, em alguns casos, indica-se a possibilidade de anulação da Lava-Jato, que levou dezenas de investigados à prisão.

O Diário ouviu as lideranças de bancadas na Câmara, do governo e de oposição. As opiniões estão divididas (confira abaixo). Petistas, por exemplo, condenam as condutas de Moro e Deltan. Já parlamentares ligados ao governo Jair Bolsonaro (PSL) defendem ambos ou adotam cautela na análise. O líder do PSB, Leopoldo Ochulaki, Alemão do Gás, não quis comentar o assunto.

O QUE DIZEM AS LIDERANÇAS NA CÂMARA

"É muito ruim de maneira geral para o governo. Infelizmente, pessoas que divergem do governo provocam um desconforto enorme para todos. "
Cezar Gehm (MDB), Líder de governo na Casa 

"Acho um escândalo quando o julgador discute estratégia, orienta o acusador para o processo que ele vai julgar. Esse processo está contaminado. "
Valdir Oliveira (PT), Líder de oposição na Casa 

"Parece que o Brasil está sendo descoberto de novo, porque se um juiz faz algo que é correto, é idolatrado como herói. Mas isso que está acontecendo fortalece a democracia e as leis ."
João Kaus, Líder da bancada do MDB

"Não entendo muito do Judiciário. Claro que isso pode afetar o processo lá que condenou o Lula, mas não vejo nenhuma gravidade em cima disso. "
Marion Mortari, Líder da bancada do PSD 

"Nós precisamos manter toda a nossa confiança no Judiciário. Porque um país com um Judiciário forte e com credibilidade é onde se pode viver tranquilo. "
Ovídio Mayer, Líder da bancada do PTB 

"Se for verdade isso, acho que o Judiciário não pode ficar interferindo assim no Legislativo. Neste tipo de questão: vamos tentar pegar fulano. Porque a lei deve ser igual para todos. "
Alexandre Vargas, Líder da bancada do PRB 

"Não pode ter uma relação cruzada assim entre Ministério Público com um juiz federal, e isso é visto. Se fala em interferir nas eleições. Isso é muito grave. "
Jorge Trindade, Jorjão, Líder da bancada da Rede 

"É uma questão complexa e acho que é preciso muita calma para ser analisada. Considero que ainda não dá para ter uma opinião definida sobre esse assunto. "
Vanderlei Araújo, Líder da bancada do PP 

"Defendo tudo o que o juiz Sergio Moro fez no combate à corrupção. Mas não consigo conceber que, após ele lutar tanto, aceite ser ministro. Deveria continuar lá, como juiz. "
Luci Duartes, Tia da Moto, Líder da bancada do PDT 

"Sempre fui questionado: 'se o prefeito fizer algo errado, como se posicionaria?'. Sempre digo que vai ter que responder. Vejo do mesmo jeito neste caso. "
Admar Pozzobom, Líder da bancada do PSDB 

"Lamento que parte do Judiciário esteja envolvida em um escândalo. Nós, do PT, já havíamos denunciado isso há muito. Esse é um jogo político manipulado. "
Daniel Diniz, Líder da bancada do PT

"É uma interpretação tendenciosa de algo que é normal no dia de hoje: uma conversa pelo celular. Estão tentando denegrir aquele que está combatendo a corrupção no Brasil. "
Manoel Badke, Maneco, Líder da bancada do DEM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O rumoroso vazamento da Lava-Jato Anterior

O rumoroso vazamento da Lava-Jato

Servidores estaduais com salários até R$ 3.500 recebem nesta terça-feira Próximo

Servidores estaduais com salários até R$ 3.500 recebem nesta terça-feira

Política