Foto: Arquivo Diário
Depois que conversas entre o então juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, e o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, foram publicadas na noite de domingo pelo site The Intercept Brasil, o assunto é muito recorrente, principalmente no cenário político. O teor dos diálogos é avaliado por especialistas de todo o país e, em alguns casos, indica-se a possibilidade de anulação da Lava-Jato, que levou dezenas de investigados à prisão.
O Diário ouviu as lideranças de bancadas na Câmara, do governo e de oposição. As opiniões estão divididas (confira abaixo). Petistas, por exemplo, condenam as condutas de Moro e Deltan. Já parlamentares ligados ao governo Jair Bolsonaro (PSL) defendem ambos ou adotam cautela na análise. O líder do PSB, Leopoldo Ochulaki, Alemão do Gás, não quis comentar o assunto.
O QUE DIZEM AS LIDERANÇAS NA CÂMARA
"É muito ruim de maneira geral para o governo. Infelizmente, pessoas que divergem do governo provocam um desconforto enorme para todos.
"
Cezar Gehm (MDB),
Líder de governo na Casa
"Acho um escândalo quando o julgador discute estratégia, orienta o acusador para o processo que ele vai julgar. Esse processo está contaminado.
"
Valdir Oliveira (PT),
Líder de oposição na Casa
"Parece que o Brasil está sendo descoberto de novo, porque se um juiz faz algo que é correto, é idolatrado como herói. Mas isso que está acontecendo fortalece a democracia e as leis
."
João Kaus,
Líder da bancada do MDB
"Não entendo muito do Judiciário. Claro que isso pode afetar o processo lá que condenou o Lula, mas não vejo nenhuma gravidade em cima disso.
"
Marion Mortari,
Líder da bancada do PSD
"Nós precisamos manter toda a nossa confiança no Judiciário. Porque um país com um Judiciário forte e com credibilidade é onde se pode viver tranquilo.
"
Ovídio Mayer,
Líder da bancada do PTB
"Se for verdade isso, acho que o Judiciário não pode ficar interferindo assim no Legislativo. Neste tipo de questão: vamos tentar pegar fulano. Porque a lei deve ser igual para todos.
"
Alexandre Vargas,
Líder da bancada do PRB
"Não pode ter uma relação cruzada assim entre Ministério Público com um juiz federal, e isso é visto. Se fala em interferir nas eleições. Isso é muito grave.
"
Jorge Trindade, Jorjão,
Líder da bancada da Rede
"É uma questão complexa e acho que é preciso muita calma para ser analisada. Considero que ainda não dá para ter uma opinião definida sobre esse assunto.
"
Vanderlei Araújo,
Líder da bancada do PP
"Defendo tudo o que o juiz Sergio Moro fez no combate à corrupção. Mas não consigo conceber que, após ele lutar tanto, aceite ser ministro. Deveria continuar lá, como juiz.
"
Luci Duartes, Tia da Moto,
Líder da bancada do PDT
"Sempre fui questionado: 'se o prefeito fizer algo errado, como se posicionaria?'. Sempre digo que vai ter que responder. Vejo do mesmo jeito neste caso.
"
Admar Pozzobom,
Líder da bancada do PSDB
"Lamento que parte do Judiciário esteja envolvida em um escândalo. Nós, do PT, já havíamos denunciado isso há muito. Esse é um jogo político manipulado.
"
Daniel Diniz,
Líder da bancada do PT
"É uma interpretação tendenciosa de algo que é normal no dia de hoje: uma conversa pelo celular. Estão tentando denegrir aquele que está combatendo a corrupção no Brasil.
"
Manoel Badke, Maneco,
Líder da bancada do DEM